Olhares migrantes

não retrato em violeta, por R.I., ligeiramente inspirado pelos retratos de Steve McCurry; agradecimentos especiais a Ana Luiza Belo Ribeiro

Steve McCurry é um dos meus fotógrafos preferidos. É dele, por exemplo, a foto da menina afegã, que foi capa da National Geographic Review e ficou mundialmente conhecida. Parte de sua obra está em exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Lá estão presentes diversos retratos muito expressivos de pessoas do Oriente Médio, da Índia e do Sudeste Asiático. E também instantâneos ou demoradas fotos de cenas do cotidiano e de momentos dramáticos nessas sociedades.

 São obras que tocam pela força e delicadeza, o drama e a resistência sublinhados pelos contrastes de cor. Nelas o olhar deriva em círculos sem perder os centros pulsantes da vida, orgânica ou inorgânica. As rochas dizem com alta ressonância sua história, por mais que não se entenda seu idioma. E as pessoas, elas parecem tão dentro da paisagem quanto mais se destacam quando menos se percebe quanto mais se encontra nelas a diferença que tanto nos aproxima.

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Olhares migrantes

  1. roberto disse:

    É como papel de arroz as páginas que se abrem neste blog. Deve-se caminhar silente e com a passos brandos. Cada palavra apanhada marca retoma seu lugar, igual a areia que se refaz na praia. Um belo despertar para um longo e sereno passeio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s