Queridos amigos,

perspectiva da instalação ‘Nuvem’, de Eduardo Coimbra, na praça Charles Miller, no Pacaembu, em São Paulo, por R.I.

[ao som de ‘Vamos fazer um filme’, de Renato Russo, com a Legião Urbana]

 

Algumas das melhores cartas que escrevi foram para um amigo que morava em uma cidade perto daqui, na região metropolitana de São Paulo. Melhores porque condensavam dedicação e esforço reflexivo em um infatigável trabalho de cultivo da amizade. Mesmo depois, com a chegada e domínio do e-mail, ainda sentia ânimo para produzir textos elaborados. Por pouco tempo.

Quando leio um livro de cartas de algum autor famoso, me lembro das minhas próprias cartas (e do fim dessa era). Talvez os escritores mantenham o hábito por ofício. Ou eles sejam imunes ao desgaste do tempo e das consciências. Mas o que terá acontecido com os outros?

O que sobrevive nas páginas manuscritas parece ainda estar dentro do prazo de validade. Só mudam algumas circunstâncias, panos de fundo ou personagens. Mas o essencial permanece. Talvez seja isso: a memória continua cheia, saturada, e não há mais necessidade de reposições. É como se houvesse uma inércia diferencial, em que os corpos envelhecessem e as mentes não. Enquanto a vida anda, a cabeça parece parar.

Ou não. As distâncias podem ter se ampliado e a comunicação perdido o rumo. Assim feito foto e negativo, cada um para seu lado e, muitas vezes, sem possibilidade de reencontro. A não ser entre os mais organizados, quando é que se vai achar o negativo certo daquela foto que se quer reproduzir?

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s