O cinema vai

rua Líbero Badaró, no centro antigo de São Paulo, em
noite de Virada Cultural, por R.I.

In memoriam:
Carlos Reichembach

Faz pouco mais de duas semanas que o vi no café do Cinesesc, conversando com duas outras pessoas. Senti vontade de interromper a conversa num rompante de fã destemperado. Para dizer que gostava muito de seus filmes. Que ‘Alma corsária’ tinha sido marcante em minha vida. Que admirava sua cinefilia como uma paixão quase inocente, fora de época, de colecionador de almas imateriais. Mas não o abordei.

Em algumas outras ocasiões o vi, sempre perto de cinemas ou em manifestações culturais. E o manterei associado a um amor pela cidade e seus personagens, à memória reconstruindo o tempo, à fragilidade fazendo par com uma resistência difícil de ceder.

Era uma figura espantosa em sua inteireza. Improvável e existente. Que fazia acreditar no terreno como uma sombra da imaginação e da arte.

Foi bom vê-lo aquela tarde.

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O cinema vai

  1. Márcia de Albuquerque disse:

    Ric, eu senti demais a ida dele. Eu o conheci há muitos anos atrás, e ele foi de uma simpatia e gentileza sem par. Uma perda enorme pro cinema e pro país. Viva Carlão!! abs

  2. Alanyson disse:

    Pena que não conheci nem o trabalho do diretor. Vou tentar encontrar um desses filmes para assistir. Mas, acho que terei dificuldades. Enfim, se houver alguma mostra em algum centro cultural por aí, me chame. (era esse o diretor que você me falou quando estávamos no cine sesc ou foi em outra ocasião?)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s