No coração

escultura com a imagem de Kuan Yin, no templo Zu Lai, em Cotia, por R.I.

No restaurante indiano vegetariano reencontro o canto-mantra que tanto me inspirara em uma cerimônia de final de ano no templo Zu Lai*. Fico sabendo que é uma gravação da cantora e compositora Imee Ooi com o tema único da recitação do nome de Kuan In, a bodhisatva da compaixão (no budismo do extremo oriente). Reconheço quase que imediatamente a melodia, como se ela não tivesse se apartado de mim nesses anos todos. Nesse tempo de perdas e minguâncias, incertezas mais fincadas. Mas agora, como um facho de ar puro, com sua delicada tessitura ela me ilumina de novo.

Como deve ter sido nos séculos sombrios em que o entoo dos spirituals talvez fosse a única chama a animar os corações de tantos afroamericanos nos Estados Unidos. Essa força permanece nesses cantos vazados de esperança e dor, alegria e fé. São magnificamente interpretados pelo Voz Ativa Madrigal neste concerto de domingo no teatro do SESI.

Os cantos sagrados nos aproximam do plano elevado que tende a escapar no esgotamento do dia a dia. Trazem uma lembrança do que parece ter sido abandonado mas ainda respira. Sofregamente respira.

::
* A experiência é relatada em: http://lon-sao.blogspot.com.br/2009/01/o-que-desponta-e-se-dissolve.html
– o canto-mantra de Imee Ooi: ‘Namo Kuan Yin Pusa’

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s