As padarias e o novo passado

instalação-cenário de São Paulo antigo no Memorial do Imigrante, na Mooca, antes do fechamento para reforma, por R.I.

O morador ou viajante atento que passear por São Paulo irá perceber o florescimento de padarias artesanais por vários bairros da cidade. Quem são seus clientes, que valores buscam é tema para uma pesquisa mais aprofundada. Mas o trigo, o centeio e outros cereais orgânicos e integrais dizem um pouco sobre esta época e outras mais.

Talvez pareça um retorno a um fazer da habilidade, com um sentido de tempo largo, gesto expressivo, receita-legado. Ou apenas mais um capricho, moda que vem e passa. Em cada cesto um pão diferente, um convite à experiência, ao gosto. O inverso daquelas cadeias de lanchonetes, do fast food para daqui a três minutos.

O visitante poderá desconfiar da arquitetura um pouco forçada no estilo, de boulangerie expatriada. Mas não deixará de sentir o toque de alguma coisa que se recupera no próprio caráter simbólico do pão. Querer refinar um alimento base pode ser querer um pouco mais do que é habitual. Que o que se tem por certo pode convidar ao novo. E o que viria automático fica aberto ao campo da surpresa.

Essas padarias não são uma remontagem de um espaço da memória, lugares que um dia se conheceu. Ao contrário, elas acontecem como uma criação de um passado contemporâneo. Uma lembrança inventada, encontro sem partida.

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s