A ponte estendida pelos saltos

perspectiva da rua Xavier de Toledo, no centro de São Paulo, por R.I., com painel de Tomie Ohtake na empena do edifício ao fundo

perspectiva da rua Xavier de Toledo, no centro de São Paulo, por R.I., com painel de Tomie Ohtake na empena do edifício ao fundo


Quaisquer que sejam os desdobramentos das mobilizações populares das últimas semanas um resultado já pode ser notado. Há uma mudança cultural significativa, relacionada à imagem e à autoimagem da população. Daquela de passividade e conformismo a uma outra, de ativismo consciente. De um pensamento de que não adiantava reclamar que tudo continuaria como está para a constatação fática de que quando os protestos se avolumam o objetivo é alcançado.

Uma transformação considerável, em andamento ainda, construída não em um processo lento de maturação mas em um salto. Como quem chega a um abismo e se debate com as chances do recuo e do desastre, vê a paisagem como destino e o risco como um gesto da vida. Ele se lança sobre o espaço vazio porque, além de se sentir premido pelas circunstâncias, encontra muitos outros, solidários, passando pelo mesmo drama.

Saltos, como aqueles ao longo das passeatas, movimentos verticais pontuando o deslocar-se horizontal contínuo e avassalador. Ondas humanas se alastrando pelas cidades. Erupções de diferentes, compactos na força, múltiplos na direção.

Como um susto. Um susto gritado, cantado, que deve assustar quem não o compreende. Mas enche de sorrisos quem segue saltando.

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s