Pouco?

vista da face sudoeste da catedral da Consolação, no centro de São Paulo, por Ricardo Imaeda

vista da face sudoeste da catedral da Consolação, no centro de São Paulo, por Ricardo Imaeda

Vamos supor que você leia um livro com 20 contos e ao final, segundo seus próprios critérios, considere 3 bons e os outros 17 ruins. A que conclusão você chega? Talvez ache que não tenha valido a pena, já que a grande maioria dos textos não passaria pelo seu crivo crítico. O raciocínio seria sobretudo quantitativo: 17>>3 (dezessete é muito maior que 3). Muita gente pensaria da mesma forma.

Ou pensaria como eu, que louvaria ter encontrado 3 belos textos, fato raro em qualquer situação? Bastaria um bom conto apenas para que a leitura do livro valesse. Assim argumentam também aqueles professores (alguns chamarão de idealistas) que quando têm à frente um único aluno interessado dizem valer todo o sacrifício de enfrentar uma classe inteira ou uma escola inteira de ignaros rotundos.

Destacar a qualidade ao invés da quantidade parece ser um exercício cada vez mais difícil nestes tempos de avalanche informativa e profundidade esquiva. Diante do amortecimento tendemos a não remar contra. Mas.

Quando me recordo das pessoas uma palavra de aceno que consigo resgatar do oceano de distância, um quase nada, já serve para me trazer de volta à terra. Migalhas emocionais, poderão acusar. Migalhas podem ser. Mas.

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s