Feliz continuação

2014-01-01 00.48.58a

‘Às vezes me sinto dentro do tempo e por fora do mundo. Estou aqui; não estou perdido. Não é mais hoje e ainda não é amanhã. Ontem quase atravessei esse imenso espaço que existe entre mim e a vida’

– Pedro Maciel, ‘Retornar com os pássaros’

 

Noite de ano novo. Enquanto o sino é tocado cento e oito vezes você se mantém atento: ao som grave, altissonante, e aos seus hábitos negativos, dos quais se esforça por se libertar. O tumulto em torno aumenta,  o burburinho ansioso dos que esperam a passagem de ano, no espocar dos fogos de artifício. Mas você permanece firme na meditação, consciente de cada ruído interno e externo, todo pensamento, uma e outra sensação. O sino prossegue. Você ouve.

 Ao invés de pedir que coisas boas, que não se tem, venham ou se materializem, você se compromete a se livrar de coisas ruins, já instaladas, morando em sua vida. Sem mágica, com diligência. Percebe o afoito, a avidez, a correria insensata por um pedaço de ilusão. Em tantas pessoas; um pouco em você também.

 Mas agora ouviu o sino. Todos os cento e oito toques. Caminha para fora da sala e, do alto, contempla as velas ainda acesas no grande pátio. Ao ar livre, distanciando-se da aglomeração, sente o espaço se ampliar. Não é apenas o vazio físico, os intervalos de escuridão. Talvez o ralentar dos passos, a respiração mais pausada. Ou melhor, você intui, a compreensão deve ter mudado e você finalmente é capaz de perceber o vazio de todas as coisas. Essa condição de elas serem feitas de todas as demais, não só de si mesmas. Na chama de uma vela está o mundo inteiro.

 Você desce a escadaria, anda por entre as luzes trêmulas e sabe que os novos dias vão ser reais.

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Feliz continuação

  1. Cacau Fonseca disse:

    Olá, Ricardo.

    Quanto tempo!

    Só passei pra lhe deixar um beijão e lhe dizer que é muito bom receber as atualizações do seu blog. Me identifico muito com o que posta. Obrigada por compartilhar.

    Um ano de muita luz pra ti.

      Cacau Fonseca (Mestre de cerimônias, Apresentadora, Locutora e Atriz com DRT)

    (11) 99660-8060 – Vivo (11) 97079-0454 – Tim

    ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s