Entre fotos e frases

detalhe do interior da Casa da Imagem, antiga casa 1, no centro de São Paulo, por R.I.

detalhe do interior da Casa da Imagem, antiga casa 1, no centro de São Paulo, por R.I.

Se não fosse por algum tipo de teimosia poderia esquecer o que viveu. Deixar apenas as questões do presente tomarem a cena e preocupar seus dias. Mas havia ainda muito do seu velho conhecido, os hábitos, a inércia, a recorrência. E todos os lembradores de plantão, principalmente as fotos. Que poder elas transpiravam, que rumor. Eram uma prova de que as coisas aconteceram. Mais do que isso: que elas sobrevivem mais que fantasmas, mais que assombrações. Como os livros que rondam a memória, modificados pela nossa leitura. Envelhecem pouco, ao contrário do que imaginou Wilde para o retrato daquele jovem.

 Quando visito as fotos guardadas não abro somente uma caixa do tempo. Desdobro espelhos de um caminho abandonado enquanto desviava para não sei onde. Onde estou não há mais.

 Talvez ainda escreva para redesenhar os rostos e paisagens em um esforço desesperado. Mas os textos deslizam pelas páginas e telas, compondo mapas estranhos, feitos mais para imaginar do que para encontrar. Assim vou, entre passados e ficções, um andarilho sem fim.

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s