Brasília True Blue

céu de Brasília, com a rampa aérea do museu Honestino Guimarães em primeiro plano à esquerda, a Biblioteca Nacional ao fundo e o início da esplanada dos ministérios à direita, por Ricardo Imaeda

céu de Brasília, com a rampa aérea do museu Honestino Guimarães em primeiro plano à esquerda, a Biblioteca Nacional ao fundo e o início da esplanada dos ministérios à direita, por Ricardo Imaeda

[ao som de ‘Linha do Equador’, de Djavan e Caetano Veloso, na voz de Rosa Passos]

 

Há uma estranha sensação de cidade do passado quando se anda sob esse céu, tardes longas, largas vias, quadras que não terminam. Ela aponta para um tempo concretado em branco e linhas, que não inspira palavras mas desafia a olhar por outros ângulos. A atravessar seus eixos sem ajuda. E entender seu plano de urbanidade contraída. Muito diferente da cidade de ‘Somos tão jovens’, que passa agora na tv, trinta anos antes. Quem caminha hoje não a vê combinar com o rock dos anos oitenta. Pouco a ver com a amarga poesia da Legião Urbana. É como se o lugar continuasse enquanto o espírito mudava, as pessoas passassem através de construções que perduravam.  Alguma coisa de fixo envelhecendo mantendo o formato. E então os pássaros cortam a cena, as nuvens se aproximam, o dia desentoca quem fica.

Quem passa devagar não move as retas. Traça um percurso que contraria o previsto. Com reserva, incompleto no que espera. Deslocado, diferente.

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s