A verdade sensível

detalhe da fachada da biblioteca Mário de Andrade em noite de Virada Cultural, no centro de São Paulo, por R.I.

detalhe da fachada da biblioteca Mário de Andrade em noite de Virada Cultural, no centro de São Paulo, por R.I.

Poucas vezes em uma vida de leituras se tem a chance de encontrar um autor como Andreï Makine. Que escreve em um idioma escolhido, o francês, não no seu russo nativo. E mesmo em versão traduzida é impossível não ser tocado por sua escrita sensível, vincada de uma emoção profunda e uma aguda percepção do que é estar deslocado e só em um mundo embrutecido pela estupidez da guerra ou da ordem; e como o amor e a resistência conseguem sobreviver e inscrever suas marcas ainda assim.

 Ler ‘A terra e o céu de Jacques Dorme’ e ‘A música de uma vida’ é imergir em histórias de acasos que mudam o curso de vidas inteiras. A história redefinindo as biografias. E a busca por sentidos perdidos em algum ponto do passado, mas se fazendo sentir em sua intermitência. É ser atingido por narrativas que envolvem pela fluidez e encantam pela humanidade; nos irmanam no que nos reconhecemos participantes e arrepiam pela agudez de sua visão.

 Em uma entrevista ao jornal inglês ‘The Telegraph’ de 16 de abril de 2013 Makine diz que o que interessa a ele é a criação. ‘Você pega pedaços da sua vida e cria a verdade’. Raras vezes a criação terá chegado tão alto na expressão dessa verdade.

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s