As linhas

monumento localizado no interior do Horto Florestal, na zona norte de São Paulo, por R.I.

monumento localizado no interior do Horto Florestal, na zona norte de São Paulo, por R.I.

Quantas vezes atravessamos linhas imaginárias ou construídas e sentimos mudar, ao menos inicialmente em intenção? Poucas, talvez, mas de alguma forma incisivas na lembrança. Como se fossem divisoras reais de capítulos com mão única de direção. O caminho sem volta que instiga sempre a olhar de volta como a reparar enganos continuando a não olhar ao redor.

O que mais sentimos ao cruzar essas linhas pode ser o peso do tempo, a responsabilidade de levar a história adiante alterando o rumo inapelavelmente. Mais do que simples representação as linhas são as próprias coisas sendo atropeladas pelo nosso gesto. Coisas reais tornadas imagem enquanto se faz a travessia.

Muitas vezes elas são imprecisas em largura e extensão. Por serem imaginárias, quem sabe? Outras tantas mudam de lugar. São temperamentais, em sintonia com seus criadores. Ainda assim parecem sempre visíveis, quase acessíveis ao toque, numa presença mais próxima da teimosia de quem não abandona sua criatura.

Nossas linhas nos confortam porque nos contêm e abraçam. E por isso atravessá-las é tão difícil. Como o umbral da casa em que vivemos a vida possível.

 

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s