As identidades e o ser tempo

detalhe da fachada da maternidade condessa Filomena Matarazzo, parte do complexo Cidade Matarazzo onde ocorre a exposição ‘Feito por brasileiros’, no bairro Cerqueira César, São Paulo, por R.I.

detalhe da fachada da maternidade condessa Filomena Matarazzo, parte do complexo Cidade Matarazzo onde ocorre a exposição ‘Feito por brasileiros’, no bairro Cerqueira César, São Paulo, por R.I.

Enquanto continuo a navegar na incerteza encontro a companhia dos livros. Um deles fala sobre a troca de identidades em uma partida de xadrez no caminho para a Primeira Guerra Mundial. É de Ignácio Padilla o ‘Amphitryon’, que faz refletir sobre o quanto as referências do que se é acabam deslocadas quando o destino é desviado por um lance do acaso.

De Ruth Ozeki, ‘A tale for the time being’ (no Brasil com o título ruim de ‘A terra inteira e o céu infinito’) fala sobre encontros na distância – uma escritora em uma ilha no oeste canadense acha na praia dentro de uma lancheira Hello Kitty o diário de uma adolescente japonesa de 16 anos, cartas de seu tio filósofo e piloto kamikaze, um relógio antigo; e passa a mergulhar em sua história de estrangeira em seu país de origem, bullying na escola, sua decisão de se matar, mas antes escrever a biografia de sua bisavó, uma monja zen com 104 anos de idade. [Veja o belíssimo book trailer em: http://vimeo.com/60688567 ]

Quando caminho por espaços carregados de memória de tantas pessoas sinto o peso de percursos inconclusos, dores lançadas ao ar, identidades se dissolvendo. Algumas vezes consigo reencontrar um pouco de mim mesmo nas páginas de alguém que volta e generosamente compartilha seus achados.

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s