À vida, sempre

a cápsula Fênix, no jardim central do Museo Marítimo y Naval, no alto do Cerro Artillería, em Valparaíso, Chile, por Ricardo Imaeda

a cápsula Fénix, no jardim central do Museo Marítimo y Naval, no alto do Cerro Artillería, em Valparaíso, Chile, por Ricardo Imaeda

A forma lembra um foguete, veículo para conquistar novos horizontes. E, assim se pode pensar, uma espécie de metáfora invertida. Foi esse o meio de transporte criado para trazer de volta à superfície os trinta e três mineiros soterrados na mina de San Lorenzo, no Chile. A cápsula Fénix, como foi batizada, é agora uma relíquia de museu, um documento de humanidade.

 Ao contemplá-la, às margens do oceano Pacífico, revejo o drama em movimento e o tecido da solidariedade se fortalecendo nas horas difíceis. Ela me mostra que é possível resistir ao desespero, caber no mais exíguo continente. Na sua simplicidade oferece o conforto de um braço estendido para fora do horror.

Diferente de quando a vi pela televisão, agora, de mais perto, percebo que quase não existe uma fronteira definida entre o interior e o exterior da cápsula. A tela ao redor do compartimento permite o respiro e uma vista para o abismo ou para a liberdade. Tudo depende de para onde se olha.

Olho para a Fénix com a comoção de quem acreditou e se apegou a ela a distância. Um fio, todas as vidas.

*

Saio do museu e, abaixo, o oceano imenso ilumina este novo dia.

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s