Uma nova herança

detalhe de instalação no Museu da Imigração, na Mooca, São Paulo, por R.I.

detalhe de instalação no Museu da Imigração, na Mooca, São Paulo, por R.I.

Aprender um novo idioma é mover o mundo. Caminhar terrenos conhecidos com um olhar fresco, tateando com vagar o que já tinha se tornado automático. Como uma visita depois de muito tempo a um amigo que se supunha perdido, emigrado de alcance ou chamado.

 As palavras ganham um colorido de fascínio; as frases, uma musicalidade esquecida. Permanecem ali como barcos à espera desses viajantes tardios e agora ensaiam dar a partida mais uma vez. Enquanto durar o fôlego da vontade as coisas serão vistas com outra roupagem, em um exercício de aproximações e construção de pontes. Um desvendar da lógica, um acender da intuição.

É uma viagem, anterior e seguinte a outra, em que se renasce e se toma consciência do que existe ao redor com a espessa camada de sedimentos deixados pelos outros.

Uma língua estrangeira é uma herança ilegítima que tentamos reclamar como nossa num assédio de desejo e sofrimento.

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Uma nova herança

  1. Márcia M. Albuquerque Albuquerque disse:

    oi, ricardo, como vc está? que idioma vc tá aprendendo? italiano? então, desde antes do carná, quando pediram meu apê, só faço procurar apto. achei só no final de março um do meu agrado e das minhas condições: rua patápio silva, 241 – ap. 82, jardim das bandeiras. Mudo dia 29, pois a dona teve que tirar a mobília e só o fez ontem, aguardo a vistoria da pacheco e segunda devo estar com as chaves. estou exausta, já desmanchei a casa quase toda. um grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s