A desídia da solidão

detalhe da sala de música da casa Mário de Andrade, na Barra Funda, São Paulo, por R.I.

detalhe da sala de música da casa Mário de Andrade, na Barra Funda, São Paulo, por R.I.

Desde que renasci o que mais me surpreende na cidade não é a transformação rápida da paisagem, o subir de novos prédios, o alagar de estacionamentos. Mais que as mudanças de luz é a multiplicação de barulhos. Nos seus variados graus de intenção parecem tentativas desesperadas de afastar os assédios da morte. Contra o que avança no respiro do silêncio eles lançam mão de toda a cacofonia.

Por isso é estranho sair há pouco da São João e entrar nesta casa reformada da rua Lopes Chaves. Não é só a sensação de volta no tempo. Nos espaços vazios parece vibrar um ritmo diferente de sons que só um vagar maior permite perceber.

Noto a arrumação da memorabilia, o esforço para reproduzir o cenário tal qual, as fotografias, os móveis. E os óculos de aros dourados ou de ouro, que me lembram num átimo o livro de Giorgio Bassani que acabei de ler. Mas Mário não deve ter sofrido a discriminação por que passa o personagem de Bassani. Ou será que apesar de todo o prestígio também ele possa ter amargado um exílio interno?

Aqui nas oficinas de escrita tanta gente procura alguma forma de aprimoramento, como os alunos de piano que frequentavam a casa. Este passeio é como um intervalo nas aulas, algum momento antes ou depois. Escorrendo em silêncios, deixa o dia devagar.

– ‘Óculos de ouro’ é um pequeno e extraordinário romance de Giorgio Bassani, escritor italiano do século XX

– a casa de Mário de Andrade, na Barra Funda, São Paulo, sedia oficinas culturais e passa por processo de restauro para se transformar em uma casa-museu

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s