Alguma coisa entre

detalhe do vão central entre as torres da Casa de Cultura Mário Quintana em restauro, no centro histórico de Porto Alegre, por R.I.

detalhe do vão central entre as torres da Casa de Cultura Mário Quintana em restauro, no centro histórico de Porto Alegre, por R.I.

[ao som de ‘Un’altra notte se ne va’, de Matteo Maffucci e Thomas De Gasperi, com o duo italiano Zero Assoluto]

 

Franny e Zooey são irmãos. Jovens sensíveis demais em um mundo que se banaliza ferozmente na década de 1950. Ela sofreu um colapso nervoso e Zooey tenta reanimá-la com uma conversa densa de compreensão e sabedoria. Dividem a mesma casa, mas só conseguem se comunicar de verdade através do telefone. São personagens do belo romance de J. D. Salinger.

Caminho com um amigo por uma calçada em São Paulo. Passamos por uma casa em que à frente um enorme cachorro se agita. Ele está diretamente ao nosso lado, mas corre para atrás das grades do portão para só então se lançar em fúria de encontro às barras e vociferar sua ira barulhenta.

Por muitos e poucos anos troquei correspondência com amigos desconhecidos – na época chamados de ‘pen pals’. Escolhia um país que parecia manter um mistério agradável e, dentre os candidatos disponíveis, alguém com a perspectiva da diferença para escrever cartas e cidades. Foi na década de 1970.

Dias sim, dias talvez, ouço bem-te-vis desatarem mensagens cantadas. Estão lá fora, não se pode ver, mas é como se vivessem em um filme.

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s