O que é nosso

interior da igreja de San Miniato al Monte (d.C. 1013) em Florença, Itália, por Riccardo Imaeda

interior da igreja de San Miniato al Monte (d.C. 1013) em Florença, Itália, por Riccardo Imaeda

Quando me vejo nesse espaço de destruição em massa e de bombardeio de palavras e pesares que foi feito da vida nas cidades somente um respiro de delicadeza resta para continuar os dias. E existe delicadeza ainda na literatura. Em David Foenkinos que descubro há pouco, em seu ‘As lembranças’, que faz reviver cenas de pessoas queridas enquanto elas eram apenas momentos sem grande significado: um chá, uma foto, uma conversa sem porquê. Que ganham espessura quando apanhadas em meio ao caos dos dias, ganham corpo quando elas param no tempo. Lembra do avô em sua partida, da avó também, na tentativa de reencontrar alguma beleza remontando aos tempos de escola.

Foenkinos escreve sobre esses sentimentos longos, sem matéria nem propriedade, mas que ocupam a mais importante parte de nossas buscas, de um jeito leve e contundente. Como se folheássemos um álbum de fotos, as fisionomias mudando a cada novo olhar. Como nas canções de Yael Nahim.

Como eu nunca conseguiria recontar.

Em um de seus pontos culminantes cita este belo trecho de Marcello Mastroianni: ‘As lembranças são uma espécie de ponto de chegada; e talvez sejam, elas também, a única coisa que nos pertence realmente’.

Quase o mesmo que desatou Mário Quintana: ‘só o que está perdido é nosso para sempre’. Ainda pode ser, ainda se pode ler.

 

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s