O peso da sombra

imgp1964a

Existem pessoas leves e pessoas pesadas. Não o peso do corpo, massa e músculos, mas o da alma, sopro e sombras. Aquelas que, com sua proximidade, fazem a luz se curvar sob sua pisada. Que esgotam o ar quando respiram. Esse peso que carregam talvez elas nem percebam porque se faz sentir mais nos outros. É um peso áspero, cheio de pontas e incisivos; um peso que não se contenta em repousar. Como se não sossegasse enquanto não desaba sobre a leveza ao redor.

Pessoas de sombra pesada interrompem o fluxo normal do vento. São blocos que não se arrastam e não se dissolvem. Não são açúcar nem sal, nem pedra não vão. Falam cacofonias sem intervalo numa volúpia de jogar para fora o que lhes endurece por fora. Porque talvez não consigam mais se tocar por dentro. Nesse peso não existem poros.

Como suportar a companhia desses pesos em uma viagem, conversar seguidas, grupos de trabalho? Que remédio, que sortilégio, que mantra pode dar conta de tamanho esquife?

 

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O peso da sombra

  1. alanyson disse:

    É o lance da compaixão (budista). Cada um dá o que tem. É uma alma aflita, em sofrimento. É um exercício constante de uma empatia, mas que precisa ficar atento à própria individualidade. Para não se deixar contaminar. E ser discreto para não soar como indiferença.
    Eu me esforço para conseguir isso no meu dia a dia. E mais, para não ser esse pesado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s