O líquido e a água

cachoeira-de-deus-penedoa1

Poucos sociólogos ganharam a popularidade de Z. Bauman, talvez por causa da sintonia entre as suas preocupações e a pertinência da noção de liquidez, que ele associou à condição contemporânea. Essa sensação de que tudo perde consistência e forma, escapa das mãos e se esvai como os líquidos. E que R. Sennett associou à corrosão do caráter no estágio atual do capitalismo. Para os sensíveis há um estranhamento, um mal estar, deslocamento, como se a terra tivesse se tornado movediça e as pessoas, virtuais sem substância. Tempos de mudança acelerada, de não saber e não chegar.

É estranho pensar nisso quando se está se aproximando de uma forma de ver as coisas muito diferente, mas que também tem a água como uma metáfora. No Tao ela é um símbolo do que flui sem barreiras, sem esforço, em harmonia com o ritmo da natureza. Daquilo que se reconecta ao sentido do todo, da vida em constante mutação, mas que não ofende a sensibilidade de cada um que lhe faz parte (para usar uma expressão de Elio Vittorini). Uma mesma imagem que traduz realidades tão disparatadas. Como se a água natural sofresse o mesmo infortúnio imposto pelos homens (uma fatia deles).

A liquidez da água parece sabotada pela má fortuna e pela falta de consciência. Mas para onde mesmo ela pode levar?

 

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s