Um outro tempo

manuscrito de versão inicial de ‘Tempo Perdido’, de Renato Russo, na exposição do MIS, por Ricardo Imaeda

A primeira versão de ‘Tempo Perdido’, de Renato Russo, tinha diferenças sensíveis em relação ao que viria a ser afinal a canção gravada no disco ‘Dois’, como se pode ver no manuscrito que está na exposição do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.

Não apenas a ordem dos versos é alterada, mas algumas comparações não carregam a força crucial que enfim ganharam voz. É o caso de ‘Nosso suor sagrado é bem mais belo que esse sangue amargo’, que antes se diluía em ‘é bem mais belo que esse vento amargo’.  Ou de ‘Me diz mais uma vez que já estamos distantes de tudo’, melhor que ‘Me diz que ninguém vai saber que estamos aqui’.

No primeiro esboço havia afirmações um tanto triviais como ‘Estamos tontos ainda de tanto gin e de tanto desejo selvagem’ e ‘Ter sempre sua igreja no meu coração’. E metáforas muito herméticas, como: ‘E sua infância impressa no meu corpo fácil’.

Quando vejo um texto diferente mas ainda assim próximo de uma música que é parte tão essencial de minha vida não posso deixar de me emocionar profundamente. Consigo ver o artista buscando sua melhor expressão, tentando frases, criando imagens, ouvindo seus sentimentos, esperando. E ele mesmo se arrepiando no assombro das feridas e na beleza do encontro.

 

Anúncios

Sobre Ricardo Imaeda

Um amigo. Em passagem por terras estranhas, imigrante nativo. Tem aprendido com todas as formas de vida. Gosta de cidades e montanhas, árvores e culturas. Anda por um caminho temperado pelo zen, na incerteza de cada dia. Escreve para compreender, para encontrar.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s